Aires Ferreira critica Plataforma Sabor Livre

PUB.

Seg, 12/01/2009 - 08:21


O presidente da Câmara de Moncorvo, Aires Ferreira, acusa os ambientalistas de sede de protagonismo e de quererem ganhar uma guerra a qualquer custo. É a reacção à suspensão das obras de construção da barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo.  

Os trabalhos pararam no dia 30 de Dezembro, depois de, na véspera, o Tribunal Administrativo de Mirandela ter determinado o decretamento provisório da providência cautelar interposta pela Plataforma Sabor Livre.

Os ambientalistas invocaram uma situação de “especial urgência” uma vez que as terraplanagens, entretanto iniciadas, poderiam “destruir, de modo irreversível, muitos habitats e espécies protegidas”.

 

O autarca de Moncorvo critica a atitude da Plataforma Sabor Livre.

“Alguns ambientalistas têm demonstrado alguma ignorância em termos de fauna e de flora e querem ganhar aqui um protagonismo e para tal recorrem a todos os meios inclusive os burocráticos” afirma o edil.

 

Aires Ferreira lamenta ainda que o Tribunal tenha aceite a providência cautelar da Plataforma Sabor Livre que apenas põe em causa questões burocráticas.

“Não deixa de ser curioso que a queixa formulada junto da Comissão Europeia foi arquivada bem como as várias providencias cautelares intentadas em Lisboa nenhuma surtiu os efeitos imediatos que pretendiam” afirma Aires Ferreira salientando que “nas queixas ambientais não foi dada razão à Plataforma e agora recorrem a problemas meramente burocráticos e administrativos”.

 

As obras da barragem do Baixo Sabor estão paradas desde o dia 30 de Dezembro, dia em que a EDP foi notificada para o efeito pelo Tribunal Administrativo de Mirandela.

A empresa vai esperar o desenvolvimento do processo para depois tomar uma posição e garante que se o tribunal for rápido, esta paragem não terá grande influência no andamento das obras.

Escrito por CIR