Água imprópria em quatro freguesias de Vinhais

PUB.

Qua, 08/10/2008 - 10:02


A população de quatro aldeias do concelho de Vinhais ameaça não pagar a factura da água. Tudo porque a qualidade do abastecimento público não está a ser garantido. Agrochão, Ervedosa, Rebordelo e Vale das Fontes são as localidades afectadas. Nos últimos dias, a água apresenta mau aspecto e não pode ser utilizada para as necessidades diárias.

José Alberto Pires, presidente da junta de Agrochão alega que a água estava “imprópria até para lavar a roupa nas máquinas” e que “era castanha como o chocolate”.

Para poderem beber e cozinhar, o presidente da junta diz que a população tinha de se socorrer de uma nascente já que “a outra só servia para dar aos animais”.

 

O autarca acrescenta que o descontentamento da população pode levar ao não pagamento da factura da água. José Alberto Pires diz que já contactou a Água de Trás-os-Montes, que lhe adiantou que o problema tem que ver “com questões técnicas que já estavam a ser resolvidas”.

 

A má qualidade de água pode estar relacionada com obras de beneficiação da estação de tratamento que serve estas localidades. Mas o presidente da câmara de Vinhais, Américo Pereira, garante que a Águas de Trás-os-Montes vai resolver o problema a breve prazo. “O que me parece é que é um problema técnico momentâneo de captação, mas que não será nada de grave”, acrescentou.

  

As obras de beneficiação da estação de tratamento podem estar então na origem do problema.