A.F. Bragança tem 15 novos árbitros

PUB.

Dom, 18/11/2018 - 20:14


O curso terminou este sábado e aumenta para 80 o número de juízes, já a contar com os de futsal.

O lote de árbitros disponível “tem garantido a realização de jogos em todos os escalões” como destaca Rui Dias, monitor do Conselho de Arbitragem da AFB. “Quantos mais árbitros houver melhor, pois há sempre alguém que está indisponível para um jogo ou outro ou aqueles que terminam a carreira na arbitragem”.

Entre os 15 novos árbitros há três elementos femininos. Mara Vaz decidiu inscrever-se no curso pelo facto de gostar de futebol e por influência de familiares. “Sempre tive paixão pelo futebol pois o meu pai foi jogador e tirou o curso de treinador. Como não posso jogar futebol por problemas físicos decido tirar o curso. Se estou preparada? Estou um pouco nervosa, mas acho que sim”.

Aumentar o número de mulheres na arbitragem é uma das pretensões da A.F. Bragança. “Já algum tempo que não tínhamos elementos femininos e o facto de termos três mulheres, ainda bastante jovens, é uma mais valia para o futuro da arbitragem no distrito”, disse Rui Dias.

Os 15 novos árbitros têm idades compreendidas entre os 14 e os 32 anos. Daniel Afonso é dos mais novos e para já diz-se preparado apenas para assumir funções de “assistente” mas quer ir longe na arbitragem. “Gostei bastante e quero ter um futuro bom na arbitragem”.

Depois do curso de árbitros de futebol deverá avançar ainda este mês a formação de árbitros de futsal.

 

 

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira