PUB.

Adriano Moreira homenageado em Grijó no aniversário de capela que ajudou a reconstruir

PUB.

Ter, 27/09/2016 - 10:01


A aldeia de Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros, homenageou o professor Adriano Moreira. O mote para a homenagem ao ilustre filho da terra foi a comemoração dos 60 anos da reconstrução da Capela do Divino Senhor do Calvário, concretizada pelo antigo ministro do Ultramar.

No final da homenagem, Adriano Moreira não escondia a emoção.“Foi extremamente comovente para mim. Primeiro, ver como a capela chama pessoas ao culto, a solidariedade que os habitantes têm uns com os outros, e, num momento tão difícil, não só para Portugal mas  para todos os países da Europa e do Mundo, poder ver alegria na gente da aldeia reunida, a esperança e alegria do pastor. Tudo isto transformou-se num dia muito feliz para mim”, confessou.

O professor explicou a sua ligação à capela, cuja reconstrução era um desejo antigo da sua mãe. “Esta capela foi destruída por umas empreitadas que houve cá na aldeia. A minha mãe e todos os habitantes tinham um desgosto nisso pois era a capela do padroeiro. Nesse tempo, eu já tinha acabado o meu curso e escrevi uma tese que a Academia das Ciências premiou e o prémio era muito dinheiro na altura, 80 mil escudos, que eu dei à minha mãe para reconstruir a capela. E ela, com a ajuda da gente da terra, a nível material e de outras necessidades, pôde ter ainda essa alegria. E, por isso mesmo, hoje foi, para mim, um dia muito emocionante”, referiu.

O presidente da Junta de Freguesia de Grijó, Simão Ferreirinha, explica que esta foi uma forma da população de Grijó agradecer ao professor Adriano Moreira. A autarquia está a pensar noutras iniciativas que possam servir para reconhecer o mérito do conterrâneo. “Em nome de toda a freguesia de Grijó queremos agradecer à família do professor Adriano Moreira, que teve a gentileza de estar presente, ele que foi um dos responsáveis pelo início desta obra, da reconstrução desta capela do Divino Senhor do Calvário. Dedicado a ele temos já o Largo Professor Adriano Moreira e estamos a pensar em outros projetos de futuro com o nome dele”, salientou. 

O professor Adriano Moreira foi homenageado em Grijó, Macedo de Cavaleiros, a sua terra natal, durante a comemoração do 60º aniversário da Capela do Divino Senhor do Calvário, que ajudou a construir. Escrito por Onda Livre (CIR).