PUB.

Adão Silva propõe mais investimentos para a região em infraestruturas e saúde

PUB.

Qua, 18/09/2019 - 09:29


Adão Silva, cabeça-de-lista do PSD pelo círculo eleitoral de Bragança, acredita que é preciso mudar a imagem que se tem da região e defende que é necessário conseguir mais investimentos na saúde e infraestruturas. Só assim, na sua opinião, será possível combater o despovoamento no distrito.

“Esse é para mim o desafio essencial, o tal repovoar, a palavra não me repugna. Temos de atacar de variadíssimas maneiras, em primeiro lugar com mudança de imagem, o “interior coitadinho” não pode continuar, porque tendemos a ser desprezados e marginalizados. Em segundo lugar é preciso que haja investimento no âmbito das infraestruturas, para fechar a malha, e investimentos na qualidade dos serviços de saúde”, afirmou.

O deputado à Assembleia da República, há mais de 20 anos, critica a falta de investimento em particular no distrito na última legislatura.

“Agora que as contas públicas estavam saneadas, o investimento foi baixíssimo e nós criticámos isso, variadíssimas vezes. Criticamos a ausência de investimento na ligação das estradas, é incompreensível que nada tenha sido feito nas ligações a Vinhais e a Vimioso, nem tenha sido feito o investimento no bloco cirúrgico de Bragança, a obra não foi feita ao fim de 4 anos. Uma obra por que me bati também foi a escola sede do agrupamento de Vinhais. É incompreensível que não se tenha feito nada, tal como em quartéis da GNR em Vimioso, Macedo de Cavaleiros e Argozelo, as instalações dos GIPS, que são muito precárias”, afirmou.

Adão Silva aponta ainda o dedo à actuação do governo no que diz respeito aos resultados da unidade de missão para a valorização do interior. “Tinha um nome pomposo e foi uma das primeiras medidas que o actual governo tomou e tinha propósitos extraordinários. Dois deles eram repovoar o interior e redinamizar os territórios de baixa densidade. Passados 180 dias produziram um relatório, que ficou mais ou menos esquecido, um ano depois a responsável desta unidade de missão demitiu-se e, subitamente, um propósito tão exuberante desapareceu. Acho que isto é o paradigma de uma grande inconsequência, que se vê nos investimentos mas também no campo mais político, deste governo em relação ao interior. Isto é, boas falas, grandes propósitos, de que ninguém mais quer ouvir falar. Foi um ovo gorado”, critica.

Posições do cabeça de lista do PSD por Bragança que, apesar das sondagens, acredita que o partido vai ganhar as eleições no distrito e manter os dois deputados. Pode ouvir a entrevista a Adão Silva na íntegra mais logo, depois do noticiário das 5 da tarde ou ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro