ABPA sem verbas para concluir canil

PUB.

Ter, 26/08/2008 - 07:50


A Associação Brigantina de Protecção dos Animais queixa-se de falta de apoio para a conclusão de um novo canil. A instituição não tem verbas próprias para terminar o novo espaço que vai receber os animais abandonados e que já começou a ser construído há cerca de dois anos.

 

Uma situação que se arrasta há já algum tempo, mas que piorou com a construção da circular externa que passa pelo actual local onde estão instalados, retirando espaço ao canil. A única ajuda com que a associação contou foi por parte da autarquia que financiou em 50% os custos das obras do futuro canil, orçado em 125 mil euros.

 

 

Lurdes Gonçalves, a responsável pelo canil queixa-se de falta de apoio. “ Está a ser difícil porque não temos apoio de ninguém, a associação não recebe dinheiro de entidades nenhumas”, lamenta a responsável realçando que “a câmara comparticipou com metade”. “Da nossa parte está a ser muito difícil de nós conseguirmos arranjar dinheiro, por isso é que tem levado mais tempo a construção”, garante a responsável do canil.  

 

A falta de espaço é o principal problema que tem sido atenuado através da ajuda de alguns particulares que se dispõem acolher temporariamente os cães abandonados. “Temos mais de cem animais, mas alguns cães pequenos já estão em quintais de pessoas, porque já não podemos coloca-los no canil”, revela a responsável.

 

A Associação Brigantina de Protecção dos Animais prevê que o canil mude de instalações em Setembro, uma vez que o empreiteiro responsável pela obra tem permitido facilidades de pagamento à associação.

 

Contudo, ainda há pormenores a concluir no canil. Lurdes Gonçalves deixa um apelo a empresas e população do concelho de Bragança. “Nós queremos ver se no final de Setembro já mudamos, vamos tentar pagar ao empreiteiro aos poucos”, assinala Lurdes Gonçalves salientado outros pormenores que ainda ficam por concluir “falta a serralharia, a electricidade, ligar a bomba da água, acabar a fossa, uns pequenos arranjos que ficam sempre para o fim”. “Já fiz diversos apelos e até à data ninguém nos ajudou”, afirma a responsável. “Qualquer ajuda seria boa, quer de empresas, quer de privados”, apela Lurdes Gonçalves.

  

O canil da Associação Brigantina de Protecção dos Animais está situado actualmente na Quinta da Trajinha. Futuramente vai ficar instalado na zona do antigo aterro sanitário.

 

Uma mudança que poderá acontecer em Setembro e que vai melhorar as condições de vida de mais de cem cães que se encontram ao abrigo daquela instituição.