A4 fora do Plano de Urbanização de Bragança

PUB.

Ter, 14/10/2008 - 08:58


O Grupo Municipal do PS entende que a falta de referência da auto-estrada no documento que está em discussão pública pode prejudicar o desenvolvimento do perímetro urbano.    

Em conferência de imprensa, os socialistas voltaram a criticar a proposta de Plano de Urbanização (PU) apresentada pela câmara de Bragança.

Reiteram que o instrumento já está desactualizado e basicamente cumprido.

 

Acrescentam que tem várias falhas e dão como exemplo o facto da expansão da cidade ficar limitada a norte pelo IP4.

Além disso, João Ortega, deputado do PS na assembleia municipal de Bragança, entende que a auto-estrada foi esquecida no plano. “A futura A4 aparece aqui tangencialmente a Samil e é a única referência que existe neste PU” afirma acrescentando que ela “terá influência no desenvolvimento da cidade e o plano não reflecte isso”.

 

Por outro lado, os socialistas não entendem porque é que o plano de urbanização está em discussão pública antes de ser revisto o Plano Director Municipal (PDM) que também deverá entrar em discussão pública até ao final deste mês. “Se o PDM estivesse para aprovação daqui a um ano ou dois nós até entendíamos que o PU surgisse agora, mas se em breve vamos ter o PDM porque ter agora o PU?” questiona Luís Pires. “Fazia todo o sentido que os dois documentos estivessem em discussão simultaneamente” reforça João Ortega.

 

O PS considera discutível a prioridade que está a ser dada aos espaços verdes na cidade.

Por outro lado, este deputado socialista diz que o centro perdeu identidade “à custa de uma série de centros alternativos, desde a Avenida João da Cruz ou Sá Carneiro, o Parque Eixo-Atlântico, o jardim da Baguinha e até o Polis, mas nenhum deles se afirmou como verdadeiro centro da cidade” explica.

 

A Brigantia procurou ouvir o presidente da câmara de Bragança mas até ao momento ainda não foi possível.