700 jovens vigiam florestas

PUB.

Qui, 05/06/2008 - 08:18


Já arrancou mais um Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas. Uma iniciativa que visa vigiar e limpar o lixo de áreas florestais para minimizar o risco de incêndio.  

Começou oficialmente, mas na prática no distrito de Bragança, só dentro de 15 dias é que se vai dar início aos projectos apresentados ao Instituto Português da Juventude.

O facto de ainda não terem começado as férias escolares, faz com que o programa ainda não tenha arrancado no terreno, porque os voluntários ainda não estão disponíveis.

 

“A força do programa é em Julho, Agosto e Setembro porque os jovens em Junho ainda estão em aulas e por isso não podem fazer voluntariado” explica Vitor Prada Pereira, delegado regional do IPJ. No entanto, “há meia dúzia de projectos que arrancam na segunda quinzena de Junho” acrescenta.

 

O IPJ de Bragança está à espera de envolver cerca de 700 jovens no programa de voluntariado para as florestas, à semelhança do ano anterior em que se inscreveram cerca de dois mil “mas é impossível colocá-los a todos e por isso estamos atentos a jovens que nunca fizeram voluntariado”, afirma Vitor Prada Pereira.

 

O programa decorre até ao final de Setembro e por isso os jovens podem continuar a inscrever-se.