250 crianças e jovens de Vila Flor estão a "Criar Laços"

PUB.

Qua, 26/06/2019 - 09:57


Cerca de 250 crianças e jovens de Vila Flor começaram um programa de verão que os envolve em mais de uma dezena de iniciativas, permitindo criar amizades

O projecto “Criar Laços” decorre até dois de Agosto e engloba actividades de natureza, desporto e cultura. Segundo Emílio Almendra, director do Centro Social e Paroquial de Vila Flor, outro objectivo do projecto é que as crianças que terminam o primeiro ciclo possam conhecer os futuros colegas antes de o ano lectivo começar. "Foi um problema que detectamos no início e provocava até abandono escolar muito precoce e maus resultados, pelo menos nos primeiros, porque eles vinham completamente desenraizados e a ideia surgiu daí: que todos se conhecessem e que nos primeiros dias já encontrassem amigos e assim favorece-se a sua integração, já conhecessem a escola, os bombeiros, a GNR e o centro paroquial".

Para além disso, todos os jovens vão conhecer melhor o concelho de Vila Flor. "São os próprios elementos que participam nas férias de cada freguesia que acolhem os que vão e que nos mostram o que é a terra deles, o que têm e o que não têm, as paisagens, os museus, o que tiverem para nos mostrar. Depois, acabamos por fazer ali uma pequena animação que implica, por exemplo, fazer uma dormida, dinâmicas para a população em geral: haver aqui uma comunhão entre todos, não só quem está nas férias como nas freguesias", explicou Emílio Almendra.

O presidente da Câmara de Vila Flor, Fernando Barros, salienta a importância de os jovens aproveitarem o tempo livre das férias para praticarem actividades mais enriquecedoras, o que também tira uma preocupação aos pais. "É importante para eles e para os pais, para as famílias, que ficam, de certa forma, descansadas porque têm os seus filhos ocupados, e eles passam a ocupar o tempo de uma forma mais rica".

O programa “Criar Laços” começou há dois dias e junta o Centro Social e Paroquial, a Misericórdia, o agrupamento de escolas, juntas de freguesia e câmara municipal. O orçamento de cerca de 34 mil euros é suportado pelo município.

Escrito por Rádio Ansiães