PUB.

Atletismo: Rui Teixeira e Lucinda Moreiras vencem Meia Maratona da Cereja de Alfândega da Fé

PUB.

Dom, 04/06/2023 - 17:57


Rui Teixeira, em masculinos, e Lucinda Moreiras, em femininos, venceram este domingo a 6.ª edição da Meia Maratona da Cereja de Alfândega da Fé.

O atleta do Sporting CP arrecadou a quarta vitória na prova e concluiu os 21 quilómetros em 01h12m.

Rui Teixeira traçou já o próximo objectivo, voltar em 2024 e somar uma mão cheia de triunfos. “Estou muito feliz por ter vindo correr aqui, a Alfândega. Sou sempre recebido com muito carinho. Só não consegui vir na edição do ano passado, mas desde a primeira que participo. Quatro vitórias em seis edições já quase me sinto em casa e espero voltar em 2024 para chegar à mão cheia de vitórias”.

O corredor leonino cortou a meta isolado depois de nos últimos 15 quilómetros ter deixado para trás toda a concorrência.

O pódio ficou completo com Paulo Miguel (NAVR) na segunda posição e o brigantino Ilídio Moreiras (C.A. Macedo de Cavaleiros) no terceiro lugar.

Em femininos, Lucinda Moreiras (CA Macedo de Cavaleiros) venceu pelo segundo ano consecutivo. Para a experiente atleta foi uma prova tranquila, apesar de ainda ter parado para prestar auxílio à colega de equipa Tânia Fernandes, que terminou na segunda posição. “Comecei ao meu ritmo, quase sempre sozinha. A Tânia, na parte final, sentiu-se mal, parei e ainda tentei ajudar, mas como já a vinham ajudar mandou-me seguir”.

No terceiro lugar, em femininos, ficou a atleta Dangola Rosickaite.

Eduardo Tavares, presidente do Município de Alfândega da Fé, quis dar o exemplo e participou na distância de 10 quilómetros. O autarca recorda os velhos tempos da prática de atletismo na vila alfandeguense. “Não podia dizer que não a este desafio. Eu tinha de dar o exemplo porque o atletismo está na génese da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. Esta foi a forma de honrar os homens e as mulheres que há 40 anos iniciaram o atletismo em Alfândega. Foi um período áureo com atletas de grande nível. Depois perdeu-se essa tradição e foi recuperada há seis anos”.

Em prova estiveram cerca de 200 atletas, nos 21 e 10 quilómetros e corridas jovens. Eduardo Tavares quer ver o número de participantes aumentar. “Temos a ambição de ter mais atletas e não vamos desistir. O nosso clube tem feito um trabalho extraordinário ao participar em várias provas na região. Queremos sensibilizar os atletas para participarem na nossa prova pois temos muito gosto em os receber”.

Na corrida de 10 quilómetros, Manuel Curral (AR Alfandeguense) venceu em masculinos com o tempo de 38 minutos e 39 segundos. Em femininos, Carla Santos (AR Alfandeguense) foi a vencedora, gastou 48 minutos e sete segundos.

A prova organizada pela Associação Recreativa Alfandeguense, em parceria com o município, integra o projecto Running Place Alfândega da Fé.  

 

Jornalista: 
Susana Madureira