Pintora Balbina Mendes lança livro que reúne pinturas de “A Segunda Pele”

PUB.

Ter, 30/05/2023 - 08:55


A pintora mirandesa Balbina Mendes lançou o livro “A Segunda Pele” que reúne a reprodução das várias pinturas, que deram origem à exposição com o mesmo nome

São 10 anos de produção artística e, por isso, este é um livro bastante especial para a artista, já que ali se pode apreciar toda a evolução e mudança ao longo desta década. “Foi um livro muito pensado e desejado. Tem, realmente, esse caracter de reunir as várias pinturas, que também traduzem a evolução, a maneira como a minha pintura foi atravessando e cruzando outros caminhos, possibilidades estéticas e até materiais. Embora não haja um registo cronológico, o livro revela claramente esta evolução, 10 anos de pintura em que há mudanças, experimentações, variadas linguagens estéticas”.  

A exposição, que deu origem ao livro, apresentado dia 21 de Maio em Miranda do Douro e dia 28 em Mogadouro, pode agora ser vista em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, até ao final de Julho, e resulta de uma série de pinturas que retratam o fascínio que a artista tem pela máscara, que pode proteger-nos mas também ocultar-nos. “Reúne a minha produção artística de 10 anos de criação. Há textos de vários autores que interpretaram essa produção e há algumas memórias descritivas da minha autoria. É um livro em português e inglês e com vários textos originais em mirandês, que é a minha primeira língua e que faço questão que fique registada no livro, numa intenção de contribuição, de a preservar e promover”.

No distrito, a exposição já esteve, por exemplo, em Miranda do Douro, Vinhais, Mirandela e Mogadouro. Agora está em São Martinho de Anta, no distrito de Vila Real. Depois segue para Portalegre. Já o livro será apresentado, brevemente, em Lisboa, na Sociedade de Geografia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves