Futebol: Cursos de Treinadores UEFA C e B da A.F. Bragança já começaram

PUB.

Sex, 26/05/2023 - 11:06


Sessenta e três é o número de inscritos no Curso de Treinadores de Futebol da Associação Futebol de Bragança (AFB), 35 no Grau 1 (UEFA C) e 28 no Grau 2 (UEFA B).

A formação já começou e Sílvio Carvalho, coordenador técnico regional da AFB, considera o número de candidatos a treinadores muito positivo. “Este número que alcançámos é muito positivo. A nível do curso UEFA C é o ano em que temos mais inscritos e tivemos que solicitar à FPF autorização para abrir cinco vagas extra. No UEFA B termos 28 inscritos é excelente”.

A formação de treinadores assume-se cada vez mais importante, aumentando a qualidade das competições, dos clubes e atletas. “Pretendemos combater aquele treinador que estagnou, que não evoluiu a nível de conhecimentos. A formação de treinadores permite que haja um maior desenvolvimento da competição, do clube onde treinam e do próprio escalão etário. Trata-se de dar importância a quem quer evoluir e a quem pretende, no futuro, treinar noutros patamares”.

Sílvio Carvalho lembra que a partir de 2025, nas competições da A.F. Bragança, só quem tiver o curso de treinadores UEFA B vai poder orientar um plantel sénior. “Vamos dar aqui um período de tempo para que os treinadores apostem na sua formação. No futuro quem quiser treinar equipas de futebol 11, de iniciados a seniores, será obrigado a ter o curso UEFA B. Quem tiver apenas o UEFA C só poderá treinar futebol nove, até infantis”.  

O Curso de Treinadores de Futebol UEFA C e B da AFB termina no próximo mês de Setembro, tendo o estágio o início previsto para Outubro.

Foto de AF Bragança 

Jornalista: 
Susana Madureira