PUB.

Médico acusado de violação continua a exercer em Bragança

PUB.

Ter, 23/05/2023 - 09:02


Um médico acusado de violar duas pacientes continua a exercer em Bragança e não há outro profissional alternativo

Os utentes são encaminhados pelos centros de saúde de Bragança para o Hospital Privado de Bragança onde Telmo Moreno continua a trabalhar e não existe outro médico a fazer esses exames.

Em Fevereiro deste ano o Ministério Público acusou Telmo Moreno de dois crimes de violação a duas pacientes. Uma das alegadas vítimas, Ana Costa, contou que terá ido fazer uma ecografia mamária e o médico acabou por lhe introduzir os dedos na vagina, proferindo frases como “pode libertar-se”. Agora, Ana Costa tem que voltar a fazer o exame e que é feito apenas em Bragança no Hospital Privado, onde Telmo Moreno está a trabalhar. Quando tentava agendar a ecografia percebeu que o médico continua a exercer e o hospital nem dá outra alternativa.

“Fui ao Hospital Privado para marcar uma ecografia mamária e perguntei qual era o médico que fazia esse exame e responderam-me que era o doutor Telmo Moreno, eu perguntei se não havia outra pessoa para fazer o exame e disseram-me que não”, contou.

Fomos ao Hospital Privado de Bragança para perceber se realmente Telmo Moreno é o único médico radiologista a exercer na unidade. Segundo informação recolhida junto de uma funcionária, para já não há mais nenhum médico a fazer estes exames e nem sabe quando haverá. Ana Costa com a esperança de que ainda lhe pudessem fazer o exame no hospital público de Bragança, deslocou-se ao edifício.

“Disseram que não faziam esse exame no hospital, só em serviço interno. Estão a encaminhar para os dois hospitais privados, ou para Bragança, ou para Mirandela. Eu perguntei se havia algum tipo de transporte para fazer ir fazer um exame a mais de 50 Km de onde moro, responderam-me que não. Quem quiser ir a Mirandela fazer os exames tem que pagar as despesas do seu bolso”, disse.

Mas quando perceberam que Ana Costa terá sido violada pelo médico, o cenário mudou. Mostraram-se disponíveis para quebrar a regra e fazer uma excepção. Contactámos a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) para sabermos se tomou alguma posição face ao médico ainda estar a exercer, já que encaminham os doentes para o Hospital Privado, e a resposta foi apenas de que apostam no reforço de recursos humanos. Ana Costa está revoltada com a situação.

“O médico estar a exercer e o nosso sistema de saúde estar a reencaminhar as pessoas para um médico que está acusado de dois crimes de violação é um absurdo. Sinto impotente, revoltada e acho que não é correcto. E o Hospital Privado não devia permitir que um médico que tem um processo em tribunal estar a exercer as suas funções até o processo acabar”, afirmou Ana Costa.

Contactámos o Hospital Privado de Bragança, mas recusou-se a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Logo em 2021, quando Ana Costa percebeu que teria sido violada, fez uma queixa na Ordem dos Médicos, que considerou que o médico violou o Código Deontológico da Ordem dos Médicos, mas, como não tinha antecedentes disciplinares, foi aplicada a sanção mais leve, “pena disciplinar de censura”.

Questionámos a Ordem dos Médicos para perceber se foi aplicada mais alguma sanção ao médico. A presidente da delegação regional de Bragança, Cristina Nunes, explicou que a Ordem “enviou a informação de que dispunha, sobre a queixa contra o Dr.
Telmo Moreno, ao tribunal de Bragança a pedido do mesmo”, mas que até à data não obteve mais nenhuma informação do tribunal. Referiu ainda que a Ordem não tinha conhecimento que o médico foi acusado pelo Ministério Público e que não vai ser aplicada nenhuma sanção ou suspensão a Telmo Moreno até que o tribunal declare se é inocente ou culpado, explicando que são estes os “procedimentos”.

Legalmente não foi tomada qualquer medida, nem pela Ordem dos Médicos, nem pelo Hospital Privado, para que Telmo Moreno, acusado de dois crimes de violação, deixasse de exercer. Sabe-se que a primeira sessão do julgamento está marcada para Outubro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais