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Câmara de Bragança quer ver reforçados recursos humanos nos serviços públicos

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Ter, 16/05/2023 - 08:01


O município de Bragança quer que sejam colmatadas as falhas que há no que toca ao atendimento público

Considerando que os serviços públicos são essenciais para garantir o acesso da população a serviços básicos, como a saúde, educação, segurança e transporte, o município pede urgência, ao Governo, na criação de soluções. O presidente da câmara, Hernâni Dias, diz que há situações que não fazem sentido. “Neste momento, há algum défice ao nível dos serviços públicos, de atendimento das pessoas. Sem dúvida nenhuma que é imperioso que haja alguma solução, que venha colmatar as debilidades sentidas, no sentido de garantir que as pessoas são devidamente atendidas. Não é possível que, numa altura em que todos trabalhamos muito com as novas tecnologias, se verifiquem estas dificuldades, em determinado tipo de serviços. Isto é uma correcção que tem que existir. Por outro lado é importante dotar esses serviços de mais recursos humanos, no sentido de garantir a chamada coesão territorial, alocando pessoas de outros pontos do país, para os territórios do Interior, fazendo com que aqui haja mais pessoas, dando a dinâmica que é necessária para o desenvolvimento destes territórios e, ao mesmo tempo, satisfazendo a necessidade da população”.

Decidiu-se, por isso, em Assembleia Municipal, solicitar ao Governo a alocação de serviços públicos de qualidade e criação de novos programas para incentivar a permanência de profissionais no Interior. Assim, será enviada uma moção para o Primeiro Ministro, Presidente da República, vários ministros, nomeadamente das Finanças, Saúde, Justiça e Coesão Territorial, bem como aos deputados eleitos por Bragança. Hernâni Dias diz que há carências em várias áreas. “Acho que é sabido, por exemplo, ao nível da saúde, algumas carências que existem em algumas especialidades. E algumas entidades e instituições públicas não têm, de facto, recursos humanos para garantir o atendimento, sendo que já se processa o atendimento em dias específicos. As pessoas querem ir lá num determinado dia e não podem aceder àquele local porque não o é possível naquele momento e tem que ser depois marcada uma nova data”.

O presidente lembrou que há muitos assuntos que podem ser resolvidos on-line, não necessitando da deslocação a estes espaços, onde faltam recursos humanos, mas há diversas pessoas que não têm Internet ou não têm conhecimentos para resolver algumas questões. “Tenho conhecimento, como toda a gente tem, de algumas situações caricatas, numa altura em que todos nós temos acesso a imensas coisas sem termos que nos deslocar. Mas há questões que temos que ter em atenção porque há muita gente que não tem condições nem pode para poder usar as novas tecnologias. E não tem que ser uma obrigatoriedade”.

A tesouraria das Finanças de Bragança é um exemplo do que Hernâni Dias relata. Está a funcionar apenas uma vez por semana, em dias específicos, e as pessoas são obrigadas a fazer marcação prévia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves