PUB.

Vila Flor foi ponto de partida para o Tua Walking Festival que decorreu este fim-de-semana

PUB.

Seg, 13/03/2023 - 09:08


Ao longo do ano, cada um dos cinco concelhos que integram o Parque Natural Regional do Vale do Tua, será palco das actividades do Tua Walking Festival

Este evento, que pretende dar visibilidade à paisagem, património e tradição do território, através de percursos pedestres, arrancou este sábado, em Vila Flor, com um seminário sobre o pedestrianismo no ordenamento e promoção dos territórios.

Artur Cascarejo, diretor do Parque, assume os percursos pedestres como uma “chave fundamental” para o desenvolvimento social e económico da região.

“Através dos percursos pedestres nós ajudamos a promover o desenvolvimento social e económico do Vale de Tua e a vender os produtos de excelência da nossa região, desde logo o azeite, o vinho, a gastronomia, os frutos secos”, disse.

O município de Vila Flor foi o primeiro anfitrião nesta ronda de cinco actividades do Tua Walking Festival.

Para o autarca local, Pedro Lima, esta iniciativa é uma mais-valia, já que colocou Vila Flor em destaque durante todo o fim-de-semana.

“Enquanto concelho simboliza que fomos a porta de entrada para este Tua Walking Festival 2023, que é a celebração de percursos pedestres que já estão consolidados no território há bastante tempo e é uma oferta turística que se destina a um público-alvo que é particular, diferente, que aprecia e contempla e é ter Vila Flor no tópico do dia e isso é muito importante porque contribui para o desenvolvimento”, salientou.

De forma a assinalar o primeiro evento associado ao Tua Walking Festival, a autarquia de Vila Flor aproveitou o momento para inaugurar o Centro Interpretativo Tua Natureza, na aldeia de Vilarinho das Azenhas.

Quem também marcou presença no seminário que decorreu no Centro Cultural de Vila Flor, foi Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, que destacou o evento como “algo único para a afirmação do território”.

Questionado sobre o Plano de Mobilidade do Vale do Tua, aguardado desde 2016, o Secretário de Estado do Turismo garantiu apenas que o Governo está a trabalhar nesse projecto.

“O Governo está a trabalhar nesse projecto para servir residentes, para servir turistas e portanto a únicas palavras que posso dizer são essas. É um projecto muito importante para o turismo da região e estamos a trabalhar para ver se o concretizamos”, disse.

O Tua Walking Festival terminou ontem, com uma caminhada num dos Percursos Pedestres homologados, tendo como ponto de encontro a Porta de Entrada no Parque Natural Regional do Vale do Tua de Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Daniela Parente