Testes rápidos comparticipados disponibilizados em seis farmácias do distrito

PUB.

Qui, 15/07/2021 - 10:33


Os testes rápidos antigénio gratuitos disponibilizados nas farmácias estão a ser muito requisitados.

No distrito de Bragança há seis farmácias onde se pode realizar este teste de forma gratuita: três em Bragança, uma em Freixo de Espada à Cinta, uma em Vimioso e outra em Torre de Moncorvo.

Desde dia 2 que as farmácias Bem Saúde e de Vale d’Álvaro em Bragança estão a disponibilizar estes testes comparticipados e em média são feitos 30 por dia em cada uma, sendo que a procura tem vindo a aumentar, segundo Maria Vera Cruz, responsável da gestão das farmácias.

“Neste momento, estamos a fazer uma média de 30 testes por dia com um aumento significativo esta semana e no fim da semana anterior. De momento, não é muito fácil marcar porque temos muita gente. Convém que seja com bastante antecedência porque estamos com a agenda completamente cheia. Falo pela Farmácia Bem Saúde e Farmácia Vale D’Álvaro, que são as realidades que nós conhecemos”, referiu.

Cada cidadão pode fazer quatro testes antigénio por mês de forma gratuita, desde que cumpram alguns critérios. “Nós fazemos a marcação, pedimos os dados necessários da pessoa e a pessoa só tem de vir e assinar um compromisso de honra em como é responsável pelas características que o governo dá para ter acesso ao teste comparticipado, sendo elas quatro: não ter feito 4 testes por mês, não ter sido contaminado nos últimos 6 meses, ter mais de 12 anos e não ter a vacinação completa”, afirma.

A farmácia Nova Central aderiu ao programa de comparticipação dos testes no início desta semana, mas a procura também tem sido muita, especialmente por quem quer viajar ou ir a festas familiares, avança Elton Sales, director adjunto desta farmácia. “De momento, são muito requisitados. Principalmente, para casamentos e baptizados. A maioria das pessoas que requisita o teste é, sobretudo, para viajar. No início desta semana foi, sobretudo, para casamentos e batizados”, afirmou.

O regime excepcional e temporário de comparticipação de Testes Rápidos Antigénio de uso profissional tem como objectivo intensificar a testagem e contribuir para reforçar o controlo da pandemia de covid-19. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro